Esse estudo de caso traz uma solução altamente personalizada para um modelo de negócio com comportamentos específicos. Você já ouviu falar em Cashback? Assim como a tradução literal propõe, cashback é um processo onde você recebe dinheiro de volta em suas compras. Isso mesmo, através de sites especializados você efetua seu cadastro, faz suas compras nas lojas parceiras e ao final do processo, parte do dinheiro gasto volta pra você.

Esse processo é possível pois a cada compra que você realiza em uma loja parceira do site de cashback, esse site recebe uma comissão do valor gasto, por ter levado um cliente a loja; e divide essa comissão com você. O único pré-requisito para você começar a receber dinheiro de volta em suas compras online é se cadastrar em um site de cashback. Pronto. Uma vez que você esteja logado, basta que você acesse os links das ofertas e produtos que esse site divulga e realizar suas compras normalmente. Todo esse processo é acompanhado de perto pelo site que se comunica com você principalmente através de emails (por isso a importância de realizar o cadastro com um email válido).

Se você quer começar a receber cashback em suas compras, conheça o iCupom. O iCupom é um site especializado em cashback e cupons de desconto. No site você encontra ofertas dos principais e-commerces, sistema completo de cashback e também um blog especializado com guia de compras para te auxiliar em suas aquisições.

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Veja mais detalhes sobre o que é cashback, como funciona e como receber dinheiro de volta em suas compras

Curadoria de lojas, produtos e ofertas

Os objetivos do site apenas puderam ser alcançados com o desenvolvimento de soluções estendidas em conjunto com os recursos que o WordPress oferece. Diferente de outros sites de cupons de desconto e cashback que formam parceria com o maior número de lojas possíveis, o iCupom faz uma curadoria das lojas baseado nas qualificações dos clientes, na veracidade e qualidade das ofertas disponibilizadas, no atendimento e também em questões fundamentais ao processo de compra online. Desse modo o gerenciamento de lojas, produtos e ofertas (bem como a organização e acesso aos mesmos); precisava de uma solução híbrida com as API’s das lojas e sistema interno próprio.

Outro grande desafio do projeto é a manutenção do mesmo. Os links com as ofertas e os cupons de desconto possuem data de validade ou podem parar de ser veiculado pela loja parceira; nesses casos é fundamental que a verificação dos links e as informações do site estejam de acordo e funcionando como previsto.

Além da veiculação dos cupons de desconto, das ofertas e o sistema para controle de cashback; também se faz necessária em projetos do tipo, uma área restrita onde os usuários cadastrados possam ter controle sobre suas transações, seus dados pessoais, solicitar pagamentos e muitas outras atribuições que o projeto demanda.

Lojas, ofertas, produtos e guias de compras

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Lojas parceiras do iCupom

A veiculação do conteúdo do iCupom se baseia inicialmente em lojas, organizadas em categorias. Dentro de cada loja é possível conhecer um pouco mais a loja escolhida, pegar cupons de desconto, acessar as ofertas e deixar sua opinião. Para ilustrar esses recursos e o trabalho feito nessa seção, veja por exemplo alguns descontos oferecidos pela Latam.

Outro recurso que você pode conferir nessa mesma tela, é a exibição de lojas relacionadas. Caso você não tenha encontrado alguma oferta que lhe agrade, pode pesquisar o que procura em lojas do mesmo segmento ou que possuam os mesmos produtos. Além da pesquisa presente no topo site, pode ser utilizada a navegação por categorias que permite a rápida localização das lojas e consequentemente das ofertas disponíveis.

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Diferentes categorias para organizar as lojas parceiras

Complementando o trabalho de divulgação dos descontos, o projeto possui o iGuia; uma área destinada a guia de compras dos mais variados assuntos. Bons exemplos desses guias de compras podem ser vistos como nas publicações de brinquedos antigos, camisas de futebol e whey protein.

Dentro desses guias você poderá observar, além do denso e rico conteúdo, a divulgação de produtos com descontos específicos de cada publicação. Em meio ao conteúdo, através de shortcodes personalizados, são inseridas galerias de produtos com as ofertas descritas no texto; como você pode ver abaixo na publicação das proteínas.

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Promoções de produtos relacionados ao conteúdo da publicação

De todo o projeto, o iGuia foi o recurso que mais se aproveitou das funcionalidades do WordPress. Baseado em posts e categorias, nativos da instalação padrão, o conteúdo é facilmente gerenciado pelo sistema. O trabalho mais delicado encontra-se na incorporação dos produtos e também no relacionamento dessas publicações com as lojas e as categorias de lojas; que são diferentes das categorias dos posts.

Recebendo dinheiro de volta

Como foi dito no início do estudo do projeto, para que um visitante comece a receber dinheiro de volta/cashback por suas compras, ele precisa se cadastrar no site. Como isso é um recurso fundamental ao projeto, em todas as telas existe um botão ou link de acesso direto ao cadastro.

Formulário de cadastro ao final de um guia de compras

Formulário de cadastro ao final de um guia de compras

Pensando em encurtar ainda mais esse caminho, foram inseridos em diferentes seções do site, formulários de cadastro. Logo após o conteúdo de alguma publicação do iGuia, você encontra uma variação de entrada ao sistema. Além desse espaço que permitem o cadastro para iniciar o recebimento de cashback, o visitante também pode ingressar no projeto através de formulários na tela da loja parceira, no menu de cabeçalho do iGuia, na tela inicial do iGuia, ao clicar sobre um produto ou ao escolher uma oferta ativa.

Existe ainda uma outra funcionalidade que permite ao gestor de conteúdo inserir formulários de cadastro em meio ao conteúdo, também por meio dos shortcodes. Nesse caso o destaque é para a personalização do recurso que permite vincular o assunto da publicação ao texto do formulário.

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No exemplo acima, o post que dá dicas de como escolher notebook traz o enunciado com o termo “notebook”, relacionando o que está no artigo com a chamada para ação.

Área restrita e recursos internos

Feito o cadastro no iCupom, o visitante passa a ter acesso ao ambiente restrito. Agora além de conseguir visualizar todo o conteúdo que foi descrito até aqui, o usuário passa a ter acesso a suas estatísticas, possibilidade de personalização de sua conta e claro, receber o dinheiro de volta de suas compras.

Caso você venha a se cadastrar no site, em seu primeiro login você será apresentado a uma tela de boas-vindas. Essa tela pedirá algumas informações a respeito do seu perfil de comprador como gênero, categorias e lojas preferidas e outras informações. A partir desse momento, todas as suas escolhas servirão para configurar as lojas, promoções, cupons e produtos que serão apresentados a você.

Essa estratégia possível apenas com o uso de programação personalizada ao projeto é toda gerenciável pelo Dashboard do WordPress; permitindo assim que os administradores do projeto consigam evidenciar quais as preferências dos membros cadastrados e também quais as suas demandas por ofertas, lojas, etc. Com isso o projeto consegue ir se modelando para atender cada vez melhor aqueles que já estão cadastrados, realizando suas compras com desconto e recebendo dinheiro de volta.

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Dados pessoais, uma das telas para edição de perfil

O acompanhamento das ações realizadas dentro do iCupom é baseado por email, mas também existem telas específicas para que o usuário possa acompanhar suas atividades. É possível a cada usuário cadastrado visualizar e gerenciar suas lojas e categorias favoritas, seu histórico de cliques, compras realizadas a partir do iCupom e histórico de resgates (quando o dinheiro recebido é depositado em conta bancária ou transferido via PayPal).

Todo o processo é feito de forma transparente para assegurar ao usuário que o processo realmente funciona e que ele pode acompanhar todas as suas etapas. Justamente por isso, a qualquer imprevisto que ocorra com as compras realizadas, durante todo o processo o usuário pode solicitar a ajuda do site com base em suas ações (clique em alguma promoção, uso de cupom, pedido de resgate, etc). Mesmo no formulário de contato você já pode tratar suas dúvidas sobre cashback e cupons de desconto.

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Exemplo do histórico de transações. Todas as informações de suas compras e o dinheiro que você recebe de volta

Dinheiro de volta com segurança

Com o uso de requisições remotas, APIs interligadas e a adoção de um sistema híbrido como mencionado no início do estudo; o iCupom consegue oferecer a seus visitantes uma plataforma segura e extremamente funcional para a veiculação de cupons de desconto e promoções; como também todo o processo de cashback.

O pedido de saque/resgate do dinheiro disponível em conta é um bom exemplo disso. O pedido é feito sem grandes complicações através de um formulário onde o usuário escolhe o meio de pagamento (onde deseja receber o dinheiro, se é através de algum banco ou do PayPal) e fornece os dados para a opção escolhida. Tudo flui muito bem com a interação do sistema, administradores e seus usuários.

Um trabalho bem elaborado, com uma enorme riqueza em detalhes já começa a mostrar os seus resultados. O trabalho da equipe de conteúdo, que está em constante expansão, conta com mais de:

  • 225 lojas
  • 1741 ofertas
  • 374 produtos
  • 32 guias de compras
  • e contando ; D

As transações realizadas já garantiram mais de R$ 125.000,00 pagos em cashback, como você pode conferir pelo contador automático na tela inicial do iCupom. Vale sempre lembrar que esse dinheiro foi de fato transferido para os usuários cadastrados e não acumulados em pontos ou trocados por prêmios ou produtos.